origem das comunidades quilombolas do Vale do Ribeira remonta a essa época, que é anterior à abolição da escravidão. Há notícias de comunidades de negros livres na região no início do século XVIII, formadas por ex-escravos libertos dessa condição em função do declínio da atividade mineradora.
Durante os séculos XVIII e XIX, existiam na região do Vale do Ribeira negros livres, pequenos agricultores de suas próprias terras, e negros escravos, trabalhando nas fazendas dos grandes senhores.
Com a abolição da escravatura, os antigos escravos também permaneceram na região, ocupando terras desvalorizadas com o fim da mineração ou formando comunidades em terras doadas pelos antigos senhores.
As atuais comunidades de remanescentes de quilombo do Vale do Ribeira têm sua origem nos negros que de diversas formas resistiram e alcançaram a condição de camponeses autônomos, constituindo grupos com cultura singular.
![]() |
clique para ampliar |
o quilombo visitado durante a viagem ao PETAR, foi o Quilombo Ivaporunduva.
O Quilombo de Ivaporunduva esta localizado no Município de Eldorado São Paulo, na SP 165, Eldorado/Iporanga, às margens do Rio Ribeira de Iguape.
A sobrevivência dessas famílias é conseguida com o cultivo tradicional de: arroz, mandioca, milho, feijão, verduras e legumes para uso próprio. Para o consumo e geração de renda produzem banana orgânica e artesanato e recebem grupos escolares para turismo (como foi o nosso caso).
clique para ampliar |
clique para ampliar |
As crianças frequentam a escola municipal da comunidade que vai até a quarta série, para as séries superiores precisam percorrer um trajeto de
A comunidade tem um posto de saúde, onde toda semana um médico e uma enfermeira atendem as pessoas; Para exames ou tratamentos mais específicos, as pessoas precisam ir para o hospital na cidade.
"
Nenhum comentário:
Postar um comentário